23 maio 2013

Como cuidar do cabelo parte 1!


Hoje vim falar sobre Cabelos!

E por falar nisso, como anda seus fios? estão fracos, elástico, ressecados e quebradiços? Calma meninas que para tudo tem solução, começando pela calma e paciência... (que pra mim é um dos mais complicados)!
O primeiro passo é identificar qual problema seus fios estão tendo..depois trabalhar em cima disso.. ok, então vamos lá:

FORÇA : para saber se seus cabelos estão fortes passe os dedos entre os fios da raiz as pontas  ou puxe o cabelo (todo e com cuidado) se ficar mais de cinco fios na sua mão.. aí tem sim um problema.. ou faça o teste do nó: pegue uma mechinha de cabelo e dê um nó segure com uma mão antes do nó e com a outra depois do nó e solte a que fica na ponta, se seu cabelo soltar logo ele está bem, se demorar muito ou não soltar provavelmente esta fraco..  e sabemos que cabelos fortes é a base para fios saudáveis!

TEXTURA :Essa é a parte que engloba a maciez, o brilho e balanço.. então passando a mão nos seus cabelos o que sente? Se estiverem espigados, e ásperos, ou ainda sem balanço e nada de brilho..sinal que não estão tão bem assim! E se estiverem macios, brilhantes e com muito movimento, fique feliz por ter cabelos saudáveis mas não pode esquecer de cuidar
deles ok?!
   Mas se você notou algum desses sinais ou ainda todos eles não se preocupe, tem solução!
Seu cabelo pode precisar de hidratação, nutrição e por fim uma reconstrução! Mas você deve estra se perguntando; sim mas qual a diferença?
Então vamos lá: hidratação repõe água que os fios perdem durante processos térmicos (chapinha,secador), ou durante o dia-dia mesmo.
Nutrição repõe lipídeos e outros nutrientes importantes aos fios.
E reconstrução repõe massa..e aí deu pra entender?

Então uma hidratação semanal é ótimo para manter os fios saudáveis, mas quando o que queremos mesmo é recuperá-los, será preciso mais que isso.
Segundo o cronograma capilar o tratamento dura em média quatro meses e se dá assim

1°etapa: hidratação; hidratação; nutrição
2° etapa: hidratação; hidratação; nutrição
3° etapa: hidratação; hidratação; nutrição
4° etapa: hidratação; nutrição; reconstrução
(Cada etapa significa uma semana..)

Comecei a seguir esse cronograma, mas parei na primeira semana e resolvi seguir outro, o Cronograma Capilar Brasileiro ( o que eu explico melhor em outro post)
Mas basicamente é só utilizar produtos que tenham alguns dos componentes que atuam em cada caso (FORÇA, TEXTURA) ou turbinar seus cremes adicionando os elementos necessários (isso eu vou ensinar depois).

Elementos que ajudam a fortalecer o cabelo:
Força: aminoácido, proteínas (menos queratina ok!), colágeno, elastina, carboidratoter

Elementos que ajudam a manter o cabelo bonito:
Textura: nanoceramidas (ceramidas+aminoácidos), mel, óleos vegetais como coco e damasco, ácidos graxos e manteiga de karité.
ah e não precisa ter todos os componentes basta um ou dois, é só procurar bem na hora de comprar e vai dar certo..

Aí voçê pergunta: por que não posso usar queratina ou fazer reconstrução/queratinização frequentemente já que meu cabelo está fraco e precisa de proteína?
Simples a queratina é uma proteína que faz parte da estrutura do fio, só que ela enrijece o cabelo, repõe a massa, deixando-o mais duro, o qual fica mais propenso á quebrar..o fio fica mais encorpado mais continua poroso, fraco e opaco, assim quebra muito mais facilmente, então é aconselhável que primeiro venha a hidratação e nutrição para que o cabelo fique mais forte e possa então passar para a reconstrução sem maiores problemas futuros! Outro probleminha é que a queratinização, geralmente é feita usando calor e um cabelo danificado pode se tornar ainda mais ressecado.

Então se voçê quer recuperar seus fios dê um tempo na dupla dinâmica: chapinha e secador, por que eles podem atrapalhar o progresso dos seus cabelos.. lembra que eu falei que a hidratação repõe a água para os fios? Pois é a água que seu cabelo ganhou na hidratação ele perde na escova ou chapinha, já que eles fazem com que o cabelo perca água, ficando ressecado..aí fica mais complicado uma melhora nos fios. Eu sei que é complicado lavar o cabelo e não usar calor para secá-lo mais é necessário ok?

A vantagem é que ao invés de fazer  hidratação e nutrição separadamente você faz os dois juntos e ainda ganha tempo e recupera seu cabelos mais rápido ja que vai dar a ele exatamente o que precisa.. 
Meninas sei que o post ficou longo mas vai valer a pena ter lido, espero ter ajudado beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário