28 outubro 2013

Cuidados com os cabelos.. cronograma capilar!



Hoje vim falar sobre cabelos... Na verdade vim saber, como você cuida do seu? Como ele esta?
Calma, calma  há algum tempo fiz dois posts falando sobre isso aqui e aqui...
Mas como esse é um assunto que sempre se fala resolvi fazer outro explicando melhor e dano umas dicas.
1° Você sabe o que é cronograma capilar? Não, então continua lendo...
Cronograma capilar é uma série de etapas que seguimos para que os nossos fios fiquem hidratados e nutridos, se seus cabelos se encontram danificados, ou se apenas quer cuidar melhor deles, é bom seguir.
Consiste em Hidratação (H), Nutrição (N) e Reconstrução (R). Inicialmente são 4 semaninhas.. mas aí você continua ou modifica conforme a necessidade dos seus cabelos ok?! Bom deixa de enrrolação, vamos lá! ( sim esses são os passos que vai fazer a cada lavagem )
HIDRATAÇÃO: rica em  vitaminas, aloe vera, glicerina, panthenol, extrato de algas, proteínas hidrolisadas, ceramidas, cisteínas, creatina que repõe a água que o cabelo perde diariamente. Repõem a água que o cabelo perde no dia a dia, deixando-os maleáveis e macios.
NUTRIÇÃO:  produtos a base de óleos ou manteigas. Repõe os lipídeos perdidos em processos como alisamentos ou ação do sol, controlar o frizz, devolve o brilho e movimento aos fios.
RECONSTRUÇÃO: compostos de queratina, colágeno, arginina, proteínas da seja e ou soja. Recompõe a massa dos fios e sela as cutículas evitando a fraqueza e porosidade dos fios. Dá força e resistência aos fios, deixando-os mais encorpados e fortes.

1° Semana: Hidratação, hidratação, nutrição! 
2° Semana: Hidratação, Hidratação, Nutrição
3° Semana: Hidratação, Hidratação, Nutrição
4° Semana: Hidratação, Nutrição, Reconstrução

Se o seu cabelo está muito danificado capriche nas hidratações e nutrições antes de reconstruir, pode aumentar a quantidade de reconstrução, mas é aconselhado seguir inicialmente esse cronograma para que seus fios estejam mais resistentes para serem reconstruídos, já que essa etapa deixam os cabelos mais duros o que pode ocasionar quebra.
Você verá a diferença, quando fazer o cronograma, cabelos mais saudáveis.
Cronograma Capilar brasileiro, é um cronograma que foi desenvolvido pelo cabeleireiro Marlon Bruno do Cabelos e Sonhos (me corrijam se estiver errada). 
Onde  você pode usar produtos que seus cabelos necessitam e misturá-los para atender as necessidades dos seus fios.. é muito leal falo disso aqui.
Mas enfim é isso identificar como seu cabelo está, o que ele precisa e ajuá-lo a se recuperar...
Hoje que ja fiz o cronograma capilar direitinho e uso produtos de acordo com a necessidade dos meus fios.. faço o meu cronograma assim:
Hidratação Nutrição reconstrução.. Como lavo os meus fios três vezes na semana sigo esse ritual  semanalmente.
Para a reconstrução uso cremes a base de queratina e colágeno e repositor de massa, faço cauterização a cada 15 dias ou uma vez ao mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário