18 novembro 2013

Como cuido do meu cabelo!


Primeiramente deixe-me explicar que ja segui sim o cronograma capilar que ensinei  AQUI, pois precisava recuperar meus fios de umas mechas que tinha feito e também falo AQUI e AQUI sobre como cuidar dos cabelos e os componentes certos dos produtos para cada caso. Tenho cabelos oleosos, lavo meus fios três vezes na semana (geralmente segunda, quarta e sexta). Uso shampoo de limpeza profunda uma vez no mês (ou a cada 15 dias menos comum). Hoje sigo meu próprio cronograma quer saber mais? Continua lendo.


Segunda pra mim é dia de Hidratar: Lavo normalmente meu cabelo com shampoo e passo uma máscara hidratante (falei sobre isso AQUI) apenas no comprimento e nas pontas (mais ou menos uns cinco dedos da raiz), as vezes misturo vitaminas ao creme ( essas ampolas que vende em casas de produtos pra cabelo, ou até no supermercado mesmo), deixo no cabelo uns cinco a dez minutos com toca, lavo com água fria, passo condicionador, uso um creme para pentear e deixo meu cabelo secar naturalmente (nada de secador ou chapinha).


Quarta dia de nutrir: As vezes (quando eu lembro) gosto de usar um tônico de alho que ajuda com a queda e o crescimento dos fios, passo no couro cabeludo massageando bem e no comprimento e pontas uso o super óleo  8 da Garnier (Resenha! ), deixo por mais ou menos uma hora e lavo com shampoo (normalmente) depois misturo uma colher de creme de tratamento (que não contenha queratina ou proteínas) uma colher de manteiga de Argan e um pouco de óleo de coco, misturo tudo e passo no comprimento e pontas dos meus cabelos, deixo agindo por uns 30 minutos (as vezes, raramente deixo 1 hora) e lavo, passo condicionador e apos enxaguar uso o Super óleo 8 como finalizador, deixando secar ao natural (também nada de processos térmicos hoje)

Outra maneira que também gosto, é fazer umectações com óleos, assim passo a mistura (geralmente misturo uns três óleos vegetais) nos fios (mas nada de passar na raiz ok?!) deixo por uma hora, isso no cabelo sujo mesmo, depois lavo, passo um condicionador e pronto (pode também usar máscaras nutritivas).

Sexta dia de Reconstruir, e particularmente a etapa que mais gosto: 
Vou contar pra vocês o passo-a-passo que seguia e as etapas, como fiz mechas e isso agrediu um pouco meus fios, tentei reparar e minimizar o dano, então montei essas etapas de reconstrução:
1-  Durante mais ou menos um mês e meio fiz assim Lavava o cabelo com shampoo, passava queratina líquida por todo o fio (mas pulando a raiz, não uso nela) deixo 5 minutinhos com toca, sem enxaguar usava um creme reconstrutor no comprimento, e nas pontas uma mistura de creme reconstrutor com Protovit plus (falo dele AQUI), deixo por 10 minutos nos cabelos com toca e enxaguar, depois condicionador, e enxaguar. 
(como faço hoje, a cada 15 dias)
Lavo o cabelo com shampoo, passo queratina líquida por todo o fio e deixo 5 minutinhos com toca, sem enxaguar passo um creme reconstrutor no comprimento e nas pontas deixo por 10 a 15 minutos nos cabelos e enxaguo, uso condicionador (lembrando que é opcional) e enxaguo novamente retiro o excesso de água e uso um defrisante e protetor térmico, aí é secar (com secador ou chapinha) e pronto, cabelos lindos e cuidados!

OBS: Comecei usando a queratina líquida toda semana durante cerca de um Mês e meio junto com o Protovit,quando senti que meus cabelos ja não precisavam mais de toda essa recarga parei por duas semanas com a queratina líquida e suspendi o uso de cremes reconstrutores. Passado esses 15 dias hoje sigo assim, uso a queratina líquida como passo 1 (antes do creme reconstrutor a cada 15 dias, alternando com o Protovit plus), ou seja, na semana que uso a queratina líquida, não uso o Protovit e vice versa. 
Vou seguir essa etapa por um mês e depois usar a queratina Líquida e o Protovit uma vez ao mês, só pra manter o cabelo saudável mesmo.

Faço queratinização uma vez ao mês e na semana seguinte após fazer não uso queratina líquida para evitar excesso. Se não usa o Protovit não tem problema é só alternar uma semana queratina líquida+creme reconstrutor e na outra apenas o creme sem a QL.
Blindagem de dois em dois meses.

Com o tempo pode-se modificar e aumentar o período entre eles.

Cada caso é um caso, cabelos saudáveis ou sem química não necessitam de tanta queratina assim uma vez ao mês ja é suficiente, mas se seu cabelo esta maltratado ela pode ajudar use a cada 15 dias, ou se estiver bem danificado uma vez na semana e conforme  for tendo resultado vá aumentado os intervalos de uso.


Acho que expliquei tudinho, espero que gostem das dicas, e me contem vocês como cuidam dos seus cabelos?!
Beijos!

18 comentários:

  1. Salvei a postagem nos favoritos para começar a por as dicas em pratica. Tô precisando hidratar meu cabelo cuidar mais dele rs'. Apesar de não ta tão ruim assim, acho que preciso de algo a mais sabe?
    Seguindo se puder retribuir
    Obrigado pelas dicas http://mylifeandyourworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle obrigada pela visitinha, e sim é sempre bom darmos uma atençãozinha pros nossos fios neh.. beijoks
      jajá estarei fazendo uma visitinha no seu cantinho!

      Excluir
  2. Adorei as dicas no seu post, muito bom!!!
    Gostei de conhecer seu blog e já estou te seguindo!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Janaína que bom que gostou, jajá faço uma visitinha no seu cantinho linda beijos!

      Excluir
  3. Dani! Com relação a usar condicionador depois da máscara...já conversei com cabeleireiro e ele falou que não é necessário, pois a própria máscara já fecha as cutículas e o condicionador não faz tanto efeito. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia é opcional sim, eu não usava, mas comecei a usar o condicionador depois de hidratar, pois nem todos meus cremes de hidratação tem Ph baixo aí acho legal..mania mesmo sabe! rsrs, obrigada pela visita, volte sempre beijos!

      Excluir
  4. Oi Danilla!
    Eu estou terminando o meu cronograma capilar. Gostei bastante da forma como você cuida dos seus cabelos, a sua forma de nutrir parece ser bem poderosa!
    Antes ou eu usava a queratina liquida ou o creme reconstrutor, agora vou tentar fazer como você falou para ver se dá certo com meu cabelo.

    Beijinhos!
    Prioridades Femininas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludimara meu cabelo fica super macio quando faço a nutrição e com um brilho intenso, mas confesso que as vezes da uma preguicinha rsrs, mas como tava tentando recuperar meus fios, tudo vale rs, a queratina me ajudou muito minhas pontinhas estavam muito ressecadas devido a californiana que tinha feito, hoje recuperei uns 80% do meu cabelo, beijos!

      Excluir
  5. Oi querida. Vim agradecer o carinho e dizer que estou seguindo também. Adorei o post, amo conhecer os segredos de beleza dosa outros. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula, espero que as dicas sejam úteis beijoks e uma ótima semana!

      Excluir
  6. Nossa :O é todo um ritual néh?! Adorei, vou tentar fazer também!!!
    Flor obrigada pela visita, seguindo aqui também!
    Beijos!!!
    nailmypassion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thabata é sim um super ritual, mas isso é só no comecinho, porque o meu cabelo estava detonado, mas hoje ja esta bem melhor, uhuh \0/ beijos linda!

      Excluir
  7. Lindona, vc arrasou! Adoooorei o post!
    Eu estou sempre hidratando o meu nas sextas ... minha folguinha, ai corro e deixo o meu
    cabelo ser feliz, hahahha
    é lógico que já estou supeer seguindo e curtindo sua fan page e te convido a seguir meu blog tb e a curtir minha fan page. Meu canal do Youtube: tainaheille
    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainá faz muito bem temos que cuidar dos nossos fios..
      jajá faço uma visitinha obrigada pelo carinho beijos!

      Excluir
  8. Adorei o post !!! bjs
    http://blog-imperfect-girl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir