22 novembro 2013

Cuidados que se deve ter ao usar químicas no cabelo!

Bom meninas hoje eu vim falar sobre cuidados na hora de realizar algum procedimento químico..

Coloração: Hoje existem vários tipos de tinturas desde os tonalizantes permanentes, basta analisar bem para escolher a certa, tipo se você quer algo que não agrida muito e não tem intensão de ficar muito tempo na mesma cor opte pelos tonalizantes, mas se quer algo duradouro, o melhor é a coloração permanente, hoje existem algumas marcas de tinturas sem amônia, sem água oxigena e sem chumbo o que é ótimo, tipo a BIGEN  e a Natucor. Mas se você tem fios brancos tinturas sem amônia talvez não cubra bem ou desbote rápido.
Descoloração: retira os pigmentos dos fios, e pode levar junto os nutrientes e deixar as escamas abertas, por isso é preciso muito cuidado ao descolorir os cabelos, eles tem que estar em bom estado, e é melhor procurar ajuda de quem sabe bem do assunto, descoloração em casa pode ser perigosos para os cabelos.
Alisamentos: Existe vários ativos e tipos como relaxamentos, alisamentos, permanentes, escovas progressivas, enfim.Alguns desses ativos são Tioglicolatos como o de amônia, Hidroxo de sódio, guanidina e formol. Formol ja sabemos que não é legal pode trazer prejuízos a saúde, enfim melhor evitar. Sódio e guanidina fazem parte da mesma família, então eles são compatíveis, mas exigem cuidados, guanidina é incompatível com amônia, então muita atenção na hora de escolher a química, falo mais sobre isso AQUI


O que preciso saber? 
Que independente do que for fazer no seu cabelo tem que antes cuidar e hidratar muito para que seu cabelo esteja forte e resista ao processo químico, colorações são as mais leves, mas pode ressecar um pouco os fios, então é fundamental investir em bons produtos pra recuperar a beleza e movimento dos fios. Descolorações agridem mais e além de ressecar pode deixar as pontas detonadas, então o cabelo tem que estar muito forte pra não ter que cortar tudo depois.
 E os alisamentos então esses é que necessitam de cuidados, pois podem além de ressecar provocar queda e quebra se não for realizado corretamente, então é sempre bom procurar um profissional pois assim você garante a saúde dos seus fios e os resultados esperados, mas se prefere o "faça você mesmo" tem que tomar cuidados redobrados, como ler e entender o passo a passo, e não ultrapassar o tempo de ação do produto, pois ao invés de alcançar um bom objetivo pode detonar seus fios, o fabricante do produto faz testes antes de saber qual o tempo certo de ação do produto, então ultrapassar pode ser perigoso e usar acidificante é essencial pois além de neutralizar possíveis resíduos do produto fecha as cutículas do cabelo,( Acidificante Caseiro)
Outra coisa a ser levada em conta é seu tipo de química, se você ja tem algum tipo no cabelo tem que ver se é compatível com essa nova que você quer usar, tipo Guanidina não é compatível com amônia, ou seja se mesmo assim você resolver usar pode haver corte químico e seu cabelo quebrará todo! Cuidado
Outra se você fez alisamento com sódio uma descoloração pode não ser uma boa ideia, a não ser que use água oxigenada 10 volumes (o que apenas clareia os fios levemente) mais que isso pode ser quebra e pontas duplas na certa. Alisamento com guanidina também não combina com descolorações então melhor optar por uma das duas.
Queimadura por química - cuidados: Guanidina e sódio podem causar queimaduras na pele e couro cabeludo, então o melhor é evitar protegendo a pele ao redor (testa, orelhas e pescoço) com gel específico ou creme e evitando o contato da química com a pele e se acontecer limpara o local o mais rápido possível, não se deve encostar a química na raiz pois conforme o cabelo for crescendo pode quebrar além de  irritar o couro cabeludo. 
Mas se ja está com a pele queimada o melhor a fazer é evitar por uns dias lavar o cabelo pois o shampoo pode agredir a queimadura além de arder muito, não ficar coçando o local e não usar pente na área, evitar secador pois o calor pode piorar a situação, se o cabelo "grudar" na parte lesionada não tente despregar e não arrance a casquinha que se formar no local, bepantol (pomada e o líquido) pode ajudar muito, com isso é só esperar um tempo pra que cicatrize.
Indicação: Invista em hidratação e reconstrução antes se submeter a processos químicos, uma cauterização ou queratinização antes da química e uma após é uma boa maneira de manter seu cabelo saudável além defazer uso de acidificante após o processo pra manter as cutículas do cabelo fechadas e o PH do cabelo balanceado.

Meninas o post ficou enorme mas sei que vai ajudar vocês beijos!


26 comentários:

  1. A coloração sempre dá uma danificada no cabelo. O jeito é cuidar sempre. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Adriana, mas nada que uma boa hidratação não melhore beijos!

      Excluir
  2. Oi Danilla

    Suas dicas são realmente preciosas para quem faz qualquer tipo de química nos cabelos. Hidratar muito e tomar cuidado com os procedimentos realizados sem o acompanhamento de um profissional!
    Ótimo post!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Evelyne, tento passar as melhores informações para dar uma força a quem precisa cuidar dos fios, beijos

      Excluir
  3. Desde que descolori meu cabelo para pinta de vermelho, ele não é mais o mesmo.. Agora é que ele ta voltando ao normal. Tem que ser muita hidratação, rs.
    Beijos,
    http://peqenaruiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Sabrina depois da descoloração nenhum cabelo é igual, mas da pra viver em harmonia com os fios, basta cuidar deles, tem que ter paciência e disposição rs mas no final vale a pena, tudo para se ter cabelos lindo!

      Excluir
  4. Olá!

    Meu cabelo ficou uma droga, depois que tive que descolorir por causa de um erro da profissional!
    Ainda hoje sofro por causa disso e já fiz várias hidratações.
    Gostei das suas dicas.
    Beijinhos


    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é, também passei por isso quando fiz minhas primeiras californianas, minhas pontas ficaram detonadas, me desesperei e cortei... não sabia bem como cuidar dos fios na época rsrs mas persista que seus cabelos agrassem beijoks!

      Excluir
  5. Uma vez eu descolori meu cabelo pra nunca mais, e ainda fui numa cabelereira pessima, é sempre bons termos conhecimento do processo que sera realizado em nossas madeixas para depois não nos arrependermos.
    Bjõ
    http://soelassentendem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Itamara é bom estarmos por dentro do que fazem com nossos fios, até pra saber melhor de que eles precisam e como cuidar. Beijoks!

      Excluir
  6. Já faz dois anos que eu fiz luzes no meu cabelo,eles ficaram todos danificados!Tive que cortar, pintar de preto e fazer progressiva,pois depois da descoloração das luzes,ele nunca mais voltou a ser como entes,eu amava,ele era liso,com uns cachos lindos nas pontas :(
    Nunca mais faço isso,a descoloração agride muito os cabelos...
    Ótimo post,com ótimas informações para quem deseja fazer algum desses procedimentos químicos...
    Bjs...
    www.vaidosaseinteligentes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Anne altera drasticamente o aspecto do cabelo, e só com muita hidratação (N e R) é que se recupera ele, mas o processo é lento e trabalhoso... O melhor é pensar bem antes de fazer alguma química tipo essa no cabelo, beijs!

      Excluir
  7. A cada seis meses eu estava retocando as luzes
    mas estava danificando muito o meu cabelo
    tive que fazer igual a nossa amiga Anne aqui em cima
    cortei o cabelo eu fiz muita hidratação, mas o meu cabelo nunca mas voltou ao normal.
    Amei as dicas.
    beijos
    http://maranilizy.blogspot.com.br/2013/11/Backgroundfofosparablog.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lizy aconteceu cmgo também quando fiz as mechas meu cabelo ficou tão ressecado que nem chapinha ele pegava mais... estava muito crítico, o jeito foi pintar de preto e cortar!

      Excluir
  8. Olá Danilla, a uns meses atras eu fazia muito tratamento químico no meu cabelo, como tintura e alisamento. Porem hoje que parei de fazer essas duas, vejo o tanto que meu cabelo esta detonado. E sua dica hoje esta super interessante, as técnicas usadas para nos ajudar a recuperar um pouco os cabelos, esta maravilhoso.
    Adorei suas dicas e vou fazer algumas para tentar ajudar meu cabelo.

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ana, espero que sejam úteis pra você beijoks!

      Excluir
  9. Olá...adorei o post acho que isso vai ajudar muitas pessoas que pensam em pintar os cabelos mais não tem a certeza do que fazer...muitas pessoas acham que simplesmente e só pintar e pronto tudo depende do produto a ser utilizado e o tratamento com os cabelos depois, na verdade não é só com a pintura tudo que vc vai fazer de química tem que haver um cuidado antes e depois. O produto a ser utilizado tem que ser de qualidade e o profissional tem que ser de confiança. Eu apesar de pintar os cabelos em casa acho que a melhor forma e fazer com um profissional da sua confiança.

    Bjokas

    Blog Pronta Pra Brilhar Make Up

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laine muitas vzes achamos que podemos e que conseguimos fazer mudanças em nossoas cabelos sozinhas, mas nem sempre dá certo, o melhor é procurar um profissional pois assim tem mais chances do cabelo sair bem dessa, rsrs mas se ja temos algum conhecimento e coragem, aí até podemos tentar rsrs beijoks!

      Excluir
  10. ola Eu quero e fazer progressiva ja fiz o tramento do relaxamento Rs '' mais fiquei super ligada na sua dica !

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Raquel, e lebre-se que antes e depois de qualquer processo químico seu cabelo vai precisar de cuidados!

      Excluir
  11. Olá! Tudo bem?
    Então eu gostei bastante das dicas! É bom para repassar para outras pessoas que conheço que usam quimia, porque eu mesma nunca pintei nem fiz nenhum alisamento. Meu cabelo é natural, pois tenho um pouco de medo de por quimica e estragar. Mais qnd eu criar coragem e fazer algo pode deixar que vou seguir tds essas dicas!
    Parabéns pelo post! Este é um assunto que nós mulheres gostamos bastante!
    Beijinhos!

    http://adolescentedefases.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela que bom que tens um cabelo assim, não usa química não , se poder preservá-lo assim ao natural melhor, seus fios agradessem rs beijos!

      Excluir
  12. Meus cabelos são quimicamente tratados, poém tenho um cuidado que parece até uma tatica de guerra..rrss Hidratação constante, e sigo a risca o que minha cabelereira indica, não é qualquer produto que dar certo com meus belos...
    Ótimo post!
    Bjs
    http://mariaulhoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Maria, parabéns pelo cuidado e continue sempre assim, cuidando dos seus fios beijos!

      Excluir