16 maio 2013

Alisamentos: Guanidina x Tioglicolato de amônia!



Alisamento com Guanidina..

Guanidina é uma mistura carbonato de guanidina com hidróxido de cálcio
Normalmente ela não vem pronta e deve ser manipulada por um profissional (já que ele sabe a dosagem certa e a forma correta de ser utilizado) evitando danos nos cabelos.
É indicado para cabelos grossos, crespos e difíceis de alisar, proporcionando efeito mais lisos a esses tipos (o que não anula a hipótese de cabelos ondulados serem alisados com guanidina); o resukltado varia desde cachos mais soltos e redução de volume à um liso total; possui lanolina em sua fórmula, um emoliente que penetra nas camadas mais profundas dos fios; Deixa os cabelos macios, brilhantes e com aspecto natural( não fica tão óbvio que foi alisado).
É uma das técnicas que menos interfere na cor dos cabelos, mas deve-se tomar cuidados extras caso queira mudar a cor ou retocá-la se possível prefira tinturas sem amônia, e caso use água oxigenada o melhor é não ultrapassar a de 20 volumes. (lembre-se que o cabelo deve estar em bom estado senão não agüenta tanta química)
Mas a guanidina não é bem indicada para quem faz descoloração e escovas a base de formol também não vão muito bem já que pode haver sobrecarga, então cuidado ok?!
Porém são encontradas no mercado várias marcas de alisantes a base de guanidina ( já vem pronto para passar no cabelo).





Mas lembre-se que para ter excelentes resultados deve-se saber utilizar o produto e o fazer com cuidado, por isso é indicado procurar um profissional (tanto para evitar danos maiores, quanto para um melhor resultado ok?)
Sua ação é mais potente que a do tioglicolato.
Não é compatível como tioglicolato de sódio, portanto se voçê usa esse tipo de alisamento NÃO USE GUANIDINA!!




Alisamento com tioglicolato de amônia!

É indicado para alisar cabelos ondulados à cacheados, proporcionando desde uma leve redução do volume ao alisamento total dos fios.
Suas moléculas são menores, logo, retiram menos proteínas dos fios, consequentemente menos agressão para o cabelos.
PS: Isso não quer dizer que não cause nenhum dano, então tem que cuidar e hidratar bastante ok?!
Possui um pH em torno de <9,5 (não deixa de ser alcalino), o que pode provocar enfraquecimento, e desbotar a cor natural e/ou tingida do cabelo
Deve sempre utilizar respeitando os limites do cabelo e o tipo de fio e efeito desejado.
Por isso que volto a dizer que nada como um bom profissional para cuidar dos seus cabelos que você  tanto ama e não quer ver danificados, ok?! Rsrs

O fio possui ligações (pontes) de dissulfeto (2 átomos de enxofre) ; o tioglicolato age rompendo essas pontes e abrindo caminho ao córtex e a cistina (aminoácido responsável pela forma e resistência do fio) realinha as pontes na forma que se quer, remodelando a estrutura do cabelo (acontecendo assim o alisamento), logo depois de realinhadas elas são religadas através da ação do neutralizante.. com o tempo essas pontes podem ser corrigidas voltando assim que o cabelo assuma a forma natural( talvez não exatamente como era antes) isso significa que o não se pode dizer de certeza que alisamentos com tioglicolato de amônia são definitivos ( já que podem voltar parcialmente ou totalmente ao normal) mas o efeito é duradouro.

Recaptulando...


A guanidina é mais indicada para quem tem cabelos muito cacheados e crespo e difíceis de alisar, pode ser uma boa para quem tinge o cabelo já que não afeta muito a cor.. mas não combina muito com alisantes e cabelos que já foram alisados com escovas a base de formol..(cuidados extras!) efeito duradouro e por mais tempo!!
O tioglicolato é mais indicado para cabelos ondulados e não muito cacheados; agride menos o cabelo, mas desbota a cor natural/tingida dos fios, seu efeito não é definitivo mas é duradouro.
Guanidina NÃO é compatível como tioglicolato de sódio ou de amônia!!
Então agora você já sabe um pouco mais sobre esses tipos de alisamentos, da pra pensar melhor e escolher o certo pra seu tipo de cabelo!
E caso forem optar por um processo químico hidratem bastante o cabelo para que os fios aguentem! Beijos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário