29 maio 2013

Argilaterapia!

Vocês ja ouviram falar sobre o uso da argila na estética neh? Então esse método tem inúmeras propriedades e benefícios para a pele, como hidratar, equilibrar e acalmar. Esse truque de beleza é usado ha anos.. mas so agora vem ganhando espaço, em clínicas de estéticas, spas e ate em casa nos seus cuidados de beleza.. isso mesmo! Existem vários tipos de argila, o que diferencia cada tipo é sua composição, cada argila possui proporções diferentes de minerais e oligoelementos, como o ferro, alumínio, magnésio, sílica, cálcio, entre outros. 
Vamos ver?: 
 Branca: Clareadora Indicada para peles sensíveis e desidratadas, possui pH muito próximo ao da pele e é a mais suave de todas. Apresenta efeitos clareador, cicatrizante a anti-inflamatório. “Ela absorve a oleosidade da pele sem desidratar e apresenta ação tensora branda. Pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas por demais ao sol”, explica Thais Pepe, dermatologista.

 Amarela: Tensora “Esta argila é rica em elementos responsáveis pela formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos”, diz Blanch Marie. Ela aumenta a elasticidade da pele, combate e retarda o envelhecimento, tem bom efeito tensor e reduz rugas e inflamações. 
Vermelha: Redutora Esta argila é própria para peles sensíveis e rosadas. “Com grande capacidade de absorver temperaturas, é redutora de pesos e medidas. Em tratamento facial, aplicada com movimentos circulares e esfoliantes, promove intensa renovação celular”, conta Rosana Batestusso, do Instituto Brasileiro de Naturologia. Quando misturada com a Branca, se transforma na Argila Rosa, mais suave e com ação desinfetante e cicatrizante. 
 Verde: Adstringente Esta é a argila ideal para quem tem pele oleosa ou jovem. “É indicada para sugar toxinas, além de tratar acne e seborréia causadas por acúmulo excessivo de gordura na pele. É antioxidante, adstringente, tonificante e estimulante”, explica Rosana. Tem ação bactericida e cicatrizante. 
Marrom: Revitalizadora Com efeitos purificante, adstringente, cicatrizante e tonificador, esta é uma argila mais rara devido a sua pureza. “É eficaz contra a acne, ativa a circulação, tem efeito rejuvenescedor, equilibrador e revitalizador da pele e células”, diz Blanch. 
Preta: Desintoxicante Também conhecida como Lama Negra ou Vulcânica, é a mais nobre de todas as argilas e muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente as oleosas. “Tem ação anti-inflamatória, absorvente e anti-estresse, além de ser um excelente agente rejuvenescedor. Pode ser usada para tratamentos de doenças”, explica Thais. Melhora a circulação sanguínea, prevenindo a artrose. 
 Texto extraido de : Uol mulher beleza


Então agora ficou fácil escolher  e cuidar da pele neh.. ah e a argila não serve só como mascara facil não pode ser usada nos cabelos e no corpo também!

Receita de mascara de Argila para a pele:

-2 colheres (sopa) de argila branca (a de sua preferência)
-Água
Misture 2 colheres de sopa de argila com água até formar uma pasta. Aplique a mistura no rosto. Deixe secar naturalmente na pele, após é só enxaguar bem com água fria. E para retirar aproveite e faça uma esfoliação com movimentos circulares.
Pode-se acrescentar óleos e outros itens que ache necessário, mas o principal é esse!

A argila pode ser usada também nos cabelithos.. isso mesmo ajudam na limpeza, circulação e previnem a queda e a quebra. As mais indicadas para o uso capilar são a verde e a preta. Porém deve ter cuidado pois se seu cabelo é seco, a utilização desses pode ressecá-lo ainda mais, ja que tentem a retirar a oleosidade natural dos fios, e se voçê usa muita química há alguma chance de seu cabelo desbotar um pouco..
Argila verde é ótima para estimulação e circulação do couro cabeludo e cabelos normais.
A argila preta é ideal para cabelos oleosos e com queda dos cabelos.
Argila branca para caspa e circulação



Receita de mascara de argila para os cabelos:
  Prepare a máscara de argila conforme o tipo do seu cabelo
  Junte 3 colheres de sopa de argila e acrescente a água até ficar homogênea.
  Aplique nos cabelos começando do couro cabeludo para as pontas
  Deixe agir por no mínimo 30 minutos a 1h.com touca térmica;
  Lave os cabelos Retirando todo o excesso da argila.

Se tiver dificuldade em pentear o cabelo e distribuir a argila nos fios, pode usar um creme para auxiliar um pouco.. (mas em ouca quantidade ok?).. é uma sensação de estar penteando os cabelos com argila! Depois faça uma hidratação (caso prefira) e  condicione os fios normalmente!
Ah.. ja faz um tempinho que uso máscara de argila no rosto e cabelos.. uso a branca, mas agora vou testar a argila verde!


Espero que gostem beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário