11 junho 2013

Acidificante capilar!

Sim sim.. acidificante nos fios.. calma galerinha,não torçam o nariz ainda, o pH do nosso cabelo gira em torno de 4,5 - 5,5, ou seja ligeiramente ácido. Aí voçê deve ta se perguntando, sim e o que tem de mais?? Vamos lembrar das nossas aulinhas de química. o pH ou Potencial Hidrogeniônico que serve para indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade das substâncias. E tudo tem um pH; pois é o negócio é entender isso.. 
Ph > 7 meio ácido  pH = 7 neutro   pH < 7 meio básico

Produtos como alisantes, descoloração tem pH básico, para que consigam abrir as cutículas dos fios e os nosso queridos shampoos também ( claro que não tanto como uma química neh), então como sabemos nosso cabelo é formado por várias camadas ( cutículas) que devem estar fechadinhas significando que o fio está saudável.. mas por vários fatores essas cutículas podem se abrir e formam as tão odiadas pontas duplas, que além de detonar o visual deixam o córtex do cabelo exposto e enfraquece o fio a longo prazo.

Primeira imagem: cutículas fechadas

Segunda: cutículas abertas.





Meios básicos ou alcalinos (acima de 7) abrem as cutículas dos fios, já produtos ácido fecham, selam essas cutículas.. É aí que entra o acidificante, selando as cutículas dos fios, impedindo que eles percam água e nutrientes!



Tem várias marcas e tipos de acidificantes.. boa parte para uso profissional.. mas não quer dizer que não possa usar em casa neh!

São super indicados  após químicas para evitar que as cutículas fiquem abertas e bhaaaaam cabelos detonados, mas podem e devem ser usados fora isso;calma amores, vou explicar; 

Uma dúvida frequente é: acidificar antes ou depois da máscara de hidratação? pelo que eu li, o correto é acidificar depois do shampoo e antes da hidratação.. mas eu não faço assim pois pra mim se fechar as cutículas antes da máscara não vai penetrar bem e ter uma boa hidratação (maninas esse é o meu ponto de vista ok!)


.Espero que tenham entendido um pouco sobre a importância de acidificar o cabelo..

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário